08 - Menu Calcular V9

September 8, 2017 | Author: Jaime De Santana Alves | Category: Information, Metre, Databases, Window (Computing), Software
Share Embed Donate


Short Description

Download 08 - Menu Calcular V9...

Description

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

USAR O MENU CALCULAR PARA FAZER MEDIÇÕES E ORÇAMENTOS

O menu Calcular pode produzir listagens de quantidade de materiais, que são disponibilizadas pela base de dados criada no ArchiCAD. Existem três processos de introduzir esta informação nos objectos ArchiCAD, mas vamos demonstrar apenas a maneira universal de o fazer… “Propriedades por Critério” O nosso tutorial vai demonstrar um exemplo muito simples de como adicionar este tipo de informação à base de dados e como interpretar essa informação. Estes conceitos podem ser aplicados a todos os elementos de construção – paredes, lajes, colunas, vigas, etc…. Neste caso vamos ver a introdução de componentes numa parede do nosso edifício virtual. A essência deste exercício é atribuir, a um tipo de parede, determinadas propriedades. Este processo permite criar o método universal de listagem de quantidades de materiais, para posterior orçamentação, ex: custo por metro linear, metro quadrado, etc… No exemplo será utilizada uma parede simples de tijolo, rebocada de ambos os lados. Notas: — Primeiro deve ser adicionada uma Base de Dados, que inclui grupos de materiais (Chaves), materiais ou preços (componentes) e descritores (descritores). Esta Base de Dados deve estar em consonância com o caderno de encargos tipo, da empresa. — Para fazer a orçamentação deverá adicionar uma unidade a que chamará “Euros” — As medições são feitas por Items, metros lineares, metros quadrados e por metros cúbicos. Quando está a definir uma componente, ao escolher “ref. quantificação” deve ter em conta como se mede esse tipo de material. Se for em metros lineares escolher “Comprimento”; se for medido em m2 escolher

Infor, Lda

1

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

“Superfície A, B ou C” e se for metros cúbicos escolher “Volume”, por último se for quantificado por número de items, deverá escolher “Item”. 1. No menu Opções, seleccionar Tipos de Trama. Duplicar dois tipos de trama e dar nome ás tramas: “Tijolo 15” e “Reboco 2,5”

2. No menu Opções\Definições de Atributos, seleccionar Composições, duplicar uma estrutura existente e dar-lhe o nome “Parede simples de tijolo rebocada”, atribuindo-lhe as tramas anteriormente definidas.

Infor, Lda

2

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

1. CRIAR A SUA PRÓPRIA BASE DE DADOS: 1.1 Seleccionar Editar Base de Dados do menu Calcular.

1.2 Na janela Editar Base de Dados, seleccionar Def. Por Defeito. No menu popup Criar… escolher Base de Dados. Na caixa de diálogo aberta: Pretende criar uma nova Base de Dados?, dar um clique em Crie nova.

Infor, Lda

3

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

1.3 Dar o nome da empresa e gravar na pasta da biblioteca de objectos da empresa. 1.4 Seleccionar a Base de Dados que acabou de criar. 1.5 Verificar todos os conteúdos da base de dados Por defeito ou Archicad 9 e especialmente o conteúdo das Unidades. Já existem algumas unidades pré-definidas. 1.6 Na Base de Dados, activar o menu Pop-up Criar… e escolher Unidade. Criar as mesmas unidades que existem nas outras base de dados.

Infor, Lda

4

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

1.7 Seleccionar a Base de Dados da sua empresa. Pressionar, no menu pop-up, Criar… e escolher Chave. A “Chave” é a opção para organizar os items por grupos.

1.8 No campo Código, alterar para 002 (seria a divisão para alvenarias) e no campo Nome escrever “Alvenarias”

Infor, Lda

5

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

2. CRIAR C OMPONENTES 2.1 Seleccionar a chave “Alvenarias” que acabou de criar. Pressionar Criar… e escolher Componente

2.2 No campo Código escrever o próprio código para este tipo de item. No campo Nome escrever “Tijolo 15”; no campo Quantidade escrever “1”; no campo Unidade escolher “m2” e no campo Referência Quantidade escolher Superfície A. 2.3 Repetir os passos 2.1 e 2.2 para criar o material “Reboco” 2.4 Fechar a janela e carregar em Sim para gravar as alterações.

Infor, Lda

6

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

3. CRIAR PROPRIEDADES DE UM OBJECTO 3.1 Seleccionar Novas propriedades do menu Calcular.

3.2 Pressionar o botão Nova no topo esquerdo da janela.

Infor, Lda

7

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

3.3 Escolher Vincular a Item de Base de Dados

3.4 Da nova base de dados, escolher a componente criada, “Tijolo 15” 3.5 Repetir o passo anterior mas escolhendo agora “Reboco” 3.6 Fechar a janela e pressionar Sim para gravar as definições 3.7 Gravar com o nome “Parede simples rebocada.gps”

Infor, Lda

8

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

4. LIGAR PROPRIEDADES AOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS 4.1 Do menu calcular, seleccionar Vincular Propriedades a Critério…

4.2 No canto superior esquerdo escolher, a partir do menu Pop-up, a base de dados da sua empresa. Em seguida carregar no botão Novo Vínculo.

Infor, Lda

9

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

4.3 Dar um clique em Editar Critério. Surgirá uma janela nova. Escolher: de Tipo e seleccionar as tramas. Depois escolher, no menu intermédio, a trama “Tijolo 15” e pressionar em Aplicar

4.4 Repetir os passos 4.2 e 4.3 para o material “Reboco” 4.5 Pressionar o botão Vincular Objecto Propriedade… e seleccionar “Parede simples rebocada” e em seguida carregar em Vincular.

Infor, Lda

10

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

4.6 Fechar a janela e seleccionar Sim para gravar alterações. 4.7 Fazer duplo-clique na Ferramenta Paredes, e alterar as definições da trama para a parede composta criada anteriormente. 4.8 Antes de sair das definições de parede, dar um clique em Listar Atributos e fazer com que Vincular Propriedades a Critérios esteja seleccionado. 4.9 No menu Opções\Preferências\Unidades, do menu Calcular e escolher as unidades para metro\metro quadrado\metro cúbico 4.10 Agora pode desenhar as suas paredes.

4.11 No menu Calcular escolher Listar Componentes e Básica

Infor, Lda

11

ArchiCAD 9

Usar o MENU CALCULAR...

4.12 Este processo pode ser utilizado para gerar orçamentos de materiais, desde que se repitam os passos para os outros elementos construtivos.

Infor, Lda

12

View more...

Comments

Copyright © 2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF